Política

Matemática de Leo Prates mostra metade do IPTU quitado em 2014

Imagem Matemática de Leo Prates mostra metade do IPTU quitado em 2014
Vereador junta quem vá pagou cota única com contingente isento do imposto  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/02/2014, às 21h09   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio à batalha de argumentos contra e a favor da nova cobrança de IPTU em Salvador, o vereador Léo Prates (DEM) usou de matemática aplicada e específica para argumentar que, hoje, mais da metade da cidade já está quite com o imposto em 2014. Segundo seu raciocínio, 51% dos contribuintes já não devem nada à prefeitura.
Isto ocorre porque, segundo ele, 237 mil cidadãos já pagaram o imposto de uma só vem em cota única com desconto. Outros 235 mil, por sua vez, já estão isentos da cobrança por terem imóveis avaliados abaixo de R$ 80 mil, a “nota de corte” do IPTU na capital. Como o recadastramento localizou 917 mil imóveis na cidade, chega-se ao número de 51,47% de soteropolitanos quites.
“Com as mudanças e o aumento na arrecadação , o IPTU será decisivo para a melhoria dos serviços públicos. Somente com a cota única e a primeira parcela já foram arrecadados 180 milhões. Em todo ano de 2012, por exemplo, foram arrecadados 265 milhões de reais com o IPTU, ou seja, somente neste primeiro mês arrecadou-se 68% do total de 2012”, lista o vereador. 
Para ele, é preciso também ressaltar que houve um empenho de parte da população em acreditar nas novas medidas e pagar o IPTU de uma só vez, ainda que com os aumentos após anos sem correções. Para Prates, isto decorre do que classificou como “empenho do prefeito ACM Neto em resgatar a grandeza dessa cidade".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp