Política

Conselho de Desenvolvimento Econômico se reúne no dia 26 de maio

Roberto Viana
Entre os conselheiros, Vovô do Ilê e João Jorge, do Olodum  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 10/03/2014, às 12h33   Cíntia Kelly (Twitter: @cintiakelly_)


FacebookTwitterWhatsApp

Subordinada a secretaria para Assuntos Estratégicos do Governo da Bahia, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes) terá sua primeira reunião no dia 26 de maio, às 9h. Antes disso, acontecerão ciclos e quatro macroterritorios para elaborar planos para a próxima década na Bahia.

Segundo o governador Jaques Wagner, que preside o Conselho, pela representatividade o  “Codes é a sociedade baiana com os olhos no futuro. É a expressão da democracia participativa”. O Codes é no mesmo molde que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) implantado por Wagner quando ministro do governo Lula, em 2003.

Por conta disso, o secretário de assuntos estratégicos, Edvaldo Brito, brincou. “Sou o Wagner de Lula”. 

De caráter consultivo, o Conselho é formado por representantes dos segmentos empresarial, acadêmico, do movimento social, do terceiro setor, da juventude, a árae cultural, a exemplo de Vovô do Ilê e Jão Jorge, do Olodum.

Segundo Edvaldo Brito, os conselheiros não serão remunerados. Apesar de ter sido instalado em 2010, o Codes se reuniu poucas vezes. Os conselheiros que tomaram posse nesta segunda-feira (10), ficam até 2015. 

Durante a cerimônia ainda foi lançado o projeto “Estratégia Bahia: um novo salto para o futuro”, uma iniciativa do Codes para o período 2014/2015. O projeto é composto por plenárias macroterritoriais, com o objetivo de elaborar planos estruturantes e prospectar cenários e tendências, com foco na Bahia da próxima década.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp