Política

Vereador pede exoneração de assessora por ela não acreditar em Deus

Agência RBS
Situação aconteceu na última segunda-feira (10) no Rio Grande do Sul   |   Bnews - Divulgação Agência RBS

Publicado em 12/03/2014, às 17h21   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma polêmica que veio à tona nesta segunda-feira agita o cenário político de Antônio Prado,no Rio Grande do Sul. Na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores, em 4 de fevereiro 2014, o vereador Alex Dotti (PMDB) pediu a exoneração da assessora de imprensa da Casa, Renata Helena Ghiggi, 33 anos, por ela se declarar ateia. O pedido foi negado pela Mesa Diretora, mas a polêmica se armou.



Tudo começou no final de 2013, quando a assessora decidiu retirar o crucifixo existente no plenário da Câmara por entender que o Estado é laico e precisa ser dissociado de qualquer religião.

De acordo com a ata 729/2014, Dotti declarou na sessão que "numa cidade onde todos nós fomos eleitos com mais de 98% dos votos, a maioria tem uma religião e acredita em Deus, eu acredito que não pega bem e acho que é muito errado pronunciar-se contra Deus. (...) Eu peço a exoneração da Assessora de Imprensa e a troca urgente, porque a Câmara de Vereadores e a cidade de Antônio Prado é uma cidade de fé".

O vereador alega que seu pronunciamento foi motivado pela indignação das pessoas de Antônio Prado que se manifestaram através de redes sociais, telefonemas e na rua, perguntando quem mandava na Câmara de Vereadores, se era a assessora ou eram os vereadores. Segundo Dotti, o posicionamento também foi para defender o que determina o regimento interno da Casa, no que diz respeito à invocação de Deus no início e no fim sessões ordinárias.

O presidente da Câmara de Antônio Prado, Valdicir Viali (PTB), disse que a Mesa Diretora repudia qualquer ato de preconceito. E garante que a assessora vai ser mantida no cargo, porque não há reclamações quanto ao trabalho dela. Viali chegou a cogitar acionar a Comissão de Ética, para avaliar as declarações de Dotti.

Com informações do site Zero Hora.
Foto: Diogo Sallaberry / Agência RBS

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp