Política

Lídice da Mata assume coordenação da Frente Parlamentar Brasil-Cuba

Imagem Lídice da Mata assume coordenação da Frente Parlamentar Brasil-Cuba
Colegiado é formado desde 2006  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/03/2014, às 16h48   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Deputados e senadores que compõem a Frente Parlamentar Brasil-Cuba recepcionaram na quarta-feira (19/03) a embaixadora Maria Helena Ruiz Capote, de Cuba, que assumiu o posto no final do ano passado, quando o embaixador Carlos Zamorra deixou o cargo para assumir nova missão. O encontro ocorreu no gabinete da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que passa a coordenar a Frente no lugar da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) que liderava o grupo desde 2006.

A anfitriã lembrou que o grupo foi criado em 1989. No Senado, foi instalado em 1995 e, depois, relançado em 2011. Destacando os nomes de alguns dos mais de 180 parlamentares que já participaram ou ainda atuam na Frente, Lídice da Mata citou o senador Roberto Requião (PMDB-PR), primeiro presidente do grupo, e outros parlamentares ou ex-parlamentares como o hoje ministro Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Pedro Valadares, Jandira Feghali, Sarney Filho, Tuga Angerami, Aloysio Nunes Ferreira e Matheus Schmidt, entre outros.

Ao se dirigir à embaixadora Maria Helena, a senadora Lídice da Mata fez questão de afirmar que “é uma honra ter uma mulher à frente da Embaixada de Cuba”. Também informou que nesta quinta-feira (20/3) será inaugurado o Consulado de Cuba em Salvador, na Bahia. Já a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) destacou a atuação do embaixador Carlos Zamorra.

Participaram do encontro, além das senadoras Vanessa Grazziotin e Lídice da Mata, o senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Cristovam Buarque (PDT-DF), e os deputados federais Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), Alice Portugal (PCdoB-BA), Valmir Assunção (PT-BA), José Rocha (PR-BA) e Fernando Ferro (PT-PE).

Em sua fala, a embaixadora destacou a luta e esforços permanentes para romper as dificuldades que Cuba ainda enfrenta em função dos bloqueios econômicos, mas destacou que, com o Brasil, o país mantém excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais. Maria Helena Ruiz Capote afirmou que Cuba está atenta à necessidade de atualizar os modelos de gestão econômicos, mas com a devida preservação e o respeito aos princípios socialistas, lembrando que o País está empenhado no desenvolvimento de áreas consideradas importantes, como a de biotecnologia, entre outras. A embaixadora também frisou que a existência da Frente Parlamentar Brasil-Cuba reforça a troca de informações entre os dois países, não somente no Parlamento, mas também em setores políticos, econômicos e governamentais.

Ao passar à coordenação da Frente para a senadora Lídice da Mata, a senadora Vanessa Grazziotin destacou a trajetória política da parlamentar baiana e sua militância no PCdoB e desejou sucesso na nova empreitada. Lembrou ainda que a Frente Parlamentar conta com representantes de diversos partidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp