Política

Elias Sampaio recebe Medalha Zumbi dos Palmares

Secom/CMS
Moisés Rocha destacou engajamento antirracista do homenageado  |   Bnews - Divulgação Secom/CMS

Publicado em 20/03/2014, às 21h23   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A luta do secretário estadual de Promoção e Igualdade Racial, Elias Sampaio, no combate ao racismo e a favor de um país mais igual foi reconhecida pela Câmara Municipal de Salvador, na noite desta quinta-feira (20). Representantes de entidades ligadas à defesa da população negra lotaram o Plenário Cosme de Farias, na sessão especial que outorgou ao homenageado a Medalha Zumbi dos Palmares, honraria concedida a pessoas atuantes no combate à discriminação e intolerância em Salvador e no estado da Bahia.



A condecoração foi entregue por iniciativa do vereador Moisés Rocha (PT), que, antes do seu discurso, pediu um minuto de silêncio por causa da morte da auxiliar de serviços gerais, Claudia da Silva Ferreira, negra, que foi morta por policiais militares e arrastada por 250 metros em uma viatura no Rio de Janeiro. Após a lembrança do caso considerado racista, o propositor da honraria destacou o papel desenvolvido por Elias Sampaio na luta contra todas as formas de preconceito.

“A trajetória de Elias está vinculada aos trabalhos sociais e ao engajamento na luta antirracista. Apoia diversas atividades relacionadas à temática, mas ele não está aqui somente por causa do currículo. O compromisso dele é impressionante. Não podemos nos acomodar com os consensos estabelecidos por essa sociedade racista. Cada vez que homenageamos negros comprometidos estamos avançando na conquista de espaços”, declarou Moisés Rocha.

Elias Sampaio demonstrou emoção ao receber a medalha. “Estou muito feliz e honrado por ser condecorado pela Câmara Municipal de Salvador com a Medalha Zumbi dos Palmares. Entendemos que políticas públicas são resultados de ações coletivas e precisamos, cada um de nós, buscar a construção dessas políticas públicas de empoderamento do povo negro”, afirmou Sampaio.

A sessão teve duas aberturas. A primeira, oficial, feita pelo presidente da Casa Legislativa, Paulo Câmara (PSDB), e a segunda, religiosa, realizada pelas mães de santo com orações em homenagem a Elias Sampaio.

A solenidade ainda contou as apresentações dos cantores Rita Braz e Tonho Matéria, que também prestaram homenagens ao secretário estadual.

O momento da entrega da Medalha Zumbi dos Palmares tornou-se ainda mais emocionante por causa das presenças dos irmãos do homenageado, Isaias Sampaio, Sérgio Oliveira da Silva, Ananete Sampaio e Ivonete Sampaio.

A mesa da sessão especial contou com as presenças do presidente Paulo Câmara; deputado federal Luiz Alberto (PT-BA); do vereador Moisés Rocha; do defensor público, César Monteiro da Costa; do presidente do Ilê Aiyê, Vovô do ilê; do presidente do Olodum, João Jorge; das mães de santo Santinha e Makota Valdina; e do vereador Silvio Humberto (PSB).

Trajetória

Elias Sampaio também é professor do Mestrado em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional da Universidade do Estado da Bahia e do Núcleo de Pós-graduação em Administração da Ufba (NPGA/EAUFBA).

Foi consultor entre 2001-2003 do Ministério do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID) e de 1999 a 2001 atuou como consultor do Instituto de Ciência da Informação, em pesquisa sobre as pequenas empresas de informação de Salvador. Foi também integrante efetivo do Conselho Regional de Economia (Corecon- BA), para o triênio 2004-2006; subsecretario Municipal da Reparação, de 2005 até fevereiro de 2007; e diretor Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).


Com informações do repórter Marivaldo Filho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp