Política

Veja os eventos em Salvador que marcam os 50 anos da ditadura

Imagem Veja os eventos em Salvador que marcam os 50 anos da ditadura
Hoje o golpe de 1964 faz aniversário  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 31/03/2014, às 12h26   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Hoje (31), o golpe militar de 64 completa 50 anos , e vários eventos comemoram a data em Salvador. Às 9h, a Assembleia Legislativa da Bahia devolve simbolicamente os mandatos de 13 deputados que foram cassados entre 1964 e 1969 na Bahia por defender a democracia e liberdade individuais dos brasileiros. 
Às 14h30,  o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) promove ato para homenagear as vítimas dos crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura. O ato terá a participação de Diva Santana, vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais da Bahia e familiar de desaparecido político da ditadura. Na ocasião também será exibido o vídeo “A voz das vítimas”, da Comissão Nacional da Verdade, com relatos sobre a ditadura.
Amanhã, acontece o ato político Viva a liberdade – Bahia, tortura nunca mais, com concentração marcada para as 8h30, no Teatro do Iceia, no Barbalho. A iniciativa, que contará com a presença de ex-presos políticos e familiares de vítimas da ditadura, seguirá em direção ao Forte do Barbalho, o principal centro de repressão política e tortura da Bahia.
Também amanhã, a Câmara de Salvador promove, às 18h, no Centro Cultural da Câmara, audiência pública com o tema “50 anos da Ditadura Militar e 45 anos sem Marighella”. O auditório do Centro Cultural da Câmara de Salvador fica na Praça Thomé de Souza, no subsolo da Prefeitura. 
Entre os dias 2 e 4 de abril, é a vez da Secretaria de Educação (SEC) promover no Complexo Cultural dos Barris, um ciclo de ações relacionadas à temática. Nos três dias, serão realizadas palestras, exibição de filmes e documentários, oficinas de graffiti, exposição de fotos, feira de livros, lançamento de livros, apresentação de trabalhos acadêmicos e projeção de vídeos. 

Publicada no dia 31 de março de 2014, às 7h19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp