Política

Solenidade na Assembleia emociona políticos

Imagem Solenidade na Assembleia emociona políticos
Cerimônia devolve simbolicamente os mandatos cassados na ditadura  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/04/2014, às 06h04   Cíntia Kelly (Twitter: cintiakelly_)


FacebookTwitterWhatsApp


A solenidade em homenagem aos deputados cassados na ditadura emocionou políticos nesta manhã (31), na Assembleia Legisativa da Bahia. O primeiro foi o deputado estadual Marcelino Galo, autor da iniciativa. Extremamente emocionado, ele chegou a parar o discurso por alguns segundo, e chorou.

Wilton Valença, um dos deputados que tiveram os mandatos devolvidos, também aos prantos falou sobre a cassação. Ele citou nomes de políticos que também tiveram seus mandatos tomados de forma arbitrária no período de exceção. 



A irmã de Sebastião Nery, Maria de Fátima, leu uma carta do jornalista. Ele não compareceu por motivo de doença. "Todos são responsáveis pelos atos. Quem tem vergonha do que fez devia saber que com o tempo e a história não se brinca". 

A filha de Luiz Leal, Magali, lembra do período em que viu seu pai ter sido cassado e perseguido. Como pesadelo, ela, a mãe e irmãos, achavam que Luiz Leal poderia ser "metralhado a qualquer momento". Magali diz que vê com preocupaçao a campanha nas redes sociais pela volta da ditadura militar. "Fico arrepiada quando vejo falar da volta daquela época como se fosse maravilhoso. Por outro lado, é muito bonito acompanhar quem combate isso. Meu pai merece todos os aplausos. Ele merece essa reparação", finaliza Magali.

Publicada no dia 31 de março de 2014, às 10h50

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp