Política

Senadora destaca importância do Ilê Aiyê para a cultura baiana

Imagem Senadora destaca importância do Ilê Aiyê para a cultura baiana
Lídice confessa que não deixa de se encantar com a saída do bloco  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/03/2011, às 00h10   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Foto: Edson Ruiz // Bocão News

No "terreiro" do Ilê Aiyê, onde foi participar da saída do tradicional bloco afro fundado por Antônio Carlos dos Santos, o Vovô, e Apolônio de Jesus, em 1974, a senadora Lídice da Mata (PSB) disse que não consegue deixar de se encantar com a saída do Ilê, bloco afro que, assinalou a senadora, é de uma importância fundamental para a Bahia.

A senadora, e ex-prefeita de Salvador, disse que há mais de 20 anos acompanha a saída do Ilê Aiyê, em algumas vezescomo autoridade, nas outras coimo cidadã.

Para Lídice o bloco é um marcodas lutas antiracistas e afrodescendentes, conduzido com maestria por mãe Hilda que, mesmo morta, continua impondo respeito. A senadora destaca ainda o fato de o bloco manter a tradição do candomblé (referência ao ritual de saída em que o Ilê Aiyê pede licença aos orixá para ir às ruas) e valorizar a mulher, cujo dia dedicado à elas (8 de março) será comemorado este ano em plena terça-feira de carnaval.

Lídice da Mata aproveitou a oportunidade para destacar a campanha de combate à violência contra a mulher que o governo federal estará lançando em breve. Segundo a senadora, a cada dois minutos cinco mulheres são vítimas de agressão. Ela destacou a mobilização das políticas para sensibilizar o Judiciário avançar no cumprimento da Lei Maria da Penha.   

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp