Política

Sambista Alcione recebe título de cidadã de Salvador

Imagem Sambista Alcione recebe título de cidadã de Salvador
Homenagem foi proposta pelo vereador Pedrinho Pepê (PMDB)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/04/2014, às 18h26   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Nascida em São Luiz do Maranhão, a sambista Alcione Dias Nazareth recebeu na noite desta segunda-feira (28) o título de cidadã soteropolitana, proposta pelo vereador Pedrinho Pepê (PMDB). Durante a entrega, a cantora destacou a identificação com a Bahia e o ressaltou o início da carreira no estado.

“Comecei a minha carreira pela Bahia. Cheguei aqui e me identifiquei tanto com essa terra que achavam que eu era baiana. Agora podem achar, viu? Não tem jeito. Oficialmente, sou uma cidadã soteropolitana. Só a Bahia para fazer uma homenagem como essa. O meu coração está muito honrado e massageado com esse título”, disse emocionada.

Para o vereador, Alcione é uma das maiores sambistas do Brasil, “A homenagem permite a Câmara exaltar uma história de grandeza humana e cidadania, com o resumo de uma biografia enriquecida com passagens exemplares. Uma vida que revela uma mulher determinada, destemida, amada e idolatrada”, elogiou.

Fãs, artistas e simpatizantes marcaram presença na solenidade realizada no Plenário Cosme de Farias. Os cantores e compositores Edil Pacheco, Gal do Beco e Walmir Lima fizeram parte da mesa. O vereador Alfredo Mangueira (PMDB), o juiz do Tribunal de Justiça, Ivanilton Silva; a irmã da homenageada, Helena Dias Nazareth; o médico-cirurgião George Trindade; e a escritora Gessy Gessy também estiveram à frente da solenidade.

Trajetória

Alcione deu um passo decisivo em sua vida com a mudança para o Rio de Janeiro em 1968. Na capital fluminense, trabalhou inicialmente na cantina do Ministério da Fazenda. Em seguida, foi balconista de uma loja de discos, durante o dia, passando a cantar na noite e boates de Copacabana.

Tudo começou a mudar na vida da sambista com a participação no Programa “A Grande Chance”, de Flávio Cavalcanti. Assinou o primeiro contrato profissional com a TV Excelsior e realizou turnê pela América Latina.
Os sucessos “O sonho acabou” e “Não deixe o samba morrer” ajudaram a alavancar ainda mais a carreira da cantora. Nesse processo, Alcione buscou parcerias com compositores baianos como Vevé Calazans, Valmir Lima, Maria Betânia entre outros.

A conquista do Grammy latino na categoria de “melhor álbum de samba” também é uma passagem destacada da carreira de Marrom. Em 2011, comemorou 40 anos de carreira e continua a ser uma das artistas do samba mais respeitadas do país.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp