Política

O canto e o encanto dos Filhos de Gandhy

Imagem O canto e o encanto dos Filhos de Gandhy
Do Pelô ao Campo Grande, o afoxé arrasta cerca de 10 mil filiados  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/03/2011, às 19h54   Redação Bocão News



Fotos: Edson Ruiz // Bocão News

No circuito Batatinha, a tradicional saída dos “Filhos de Gandhy” sempre acontece com o padê de Exú - deus iorubano que abre os caminhos -, no meio do Largo do Pelourinho e, por isso, é uma cerimônia muito esperada e uma das principais atrações do carnaval do Pelô.

Neste carnaval de 2011, o bloco que se orgulha de ostentar o título de "maior afoxé do mundo" leva às ruas o tema "No tempo com as forças das águas", arrastando cerca de 10 mil associados, entre eles personalidades do cenário artísticos e político do país que, sem preconceito, se misturam aos mais humildes trabalhadores da terra de Todos os Santos.

Foi lá,na saída do Gandhy, que o governador Jaques Wagner e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se depararam com o deputado federal Valmir Assunção e o ex-ministro da cultura, o cantor e compositor Gilberto Gil, figuras tão tradicionais (com exceção de Padilha) na saída do bloco quanto o próprio afoxé. 

Juntos, eles acompanharam a cerimônia de abertura dos caminhos do maior e mais famoso afoxé baiano, seguindo no desfile que é uma das maiores atrações do carnaval de Salvador.

Repetir o jargão "tapete branco" que representa a passagem do afoxé pelas ruas do centro da cidade é tão necessário quanto a própria presença do bloco no carnaval. É impossível pensar a folia momesca sem a participação do bloco criado em 1949 (62 anos), cuja história se confunde com a históriado carnaval de Salvador.

Inspirado nos princípios da não violência, tendo como tradição da religião africana ritmada pelo agogô e seu ritmo ijexá na linguagem yorubá, os Filhos de Gandhy tomaram como figura inspiradora o líder indiano pacifista, Mahatma Gandhi (do sâncrito a Grande Alma) paralevar pelas ruas do centro de Salvador, por onde passa o afoxé, uma mensagem de paz, tão necessária nesses dias de violência e criminalidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp