Política

Argolo ganha mais um dia para reconsiderar se renuncia

Imagem Argolo ganha mais um dia para reconsiderar se renuncia
Conselho de ética teve reunião adiada para próxima quinta-feira  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/05/2014, às 06h29   Luiz Fernando Lima (twitter @limaluizf)



A reunião do conselho de ética da Câmara Federal que aconteceria na tarde desta quarta-feira (14) foi adiada a pedido do presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), para a manhã de quinta-feira (15).

De acordo com o deputado federal José Carlos Araújo (PSD), membro titular do conselho, a razão da postergação é mais uma representação, esta da Mesa Diretora, que deve ser aberta contra Luiz Argolo (SDD), parlamentar baiano.

Na condição de ex-presidente do conselho, Araújo, considerou “um suicídio” a decisão de Argolo não renunciar. Além da representação do Psol, a da mesa diretora da Casa Baixa do Congresso Nacional deve sacramentar a condenação.

O conselho se reunirá às 9h30 e a partir do momento que o presidente do colegiado Ricardo Iza (PSD/SP) ler e abrir o processo administrativo, o deputado baiano ficará inelegível. A comissão terá então 90 dias para julgar a ação e caso não seja absolvido perderá os direitos políticos.

“Acho uma pena, acho um menino novo, mas à beira da eleição ninguém vai colocar o pescoço na forca por ele. Com toda essa execração pública que os políticos estão vivenciando todos os dias, não dá para simplesmente ignorar. Embora reconheça que há um corporativismo”.

Argolo declarou diversas vezes que não pretende renunciar. Ganhou mais um dia para pensar sobre o assunto e reconsiderar, vez que, agora são duas as representações sendo uma da própria mesa diretora da Casa.

Caso renuncie enfrenta os processos, morosos, da justiça comum. Isto pode dar tempo para que seja, inclusive, reeleito. Amanhã, o presidente do conselho vai ler a pauta da reunião, abrir o processo, colocar para que seja votada a lista tríplice dos possíveis relatores, na qual estão excluídos os deputados baianos e os correligionários de Argolo, e encerrar a sessão.

Outros deputados ouvidos pela reportagem do Bocão News confidenciaram que não acreditam na “virada de mesa” de Argolo. Contudo, não é impossível para ele reverter a situação.

Matérias relacionadas

Destino de Luiz Argolo começa a ser selado às 15h

Ricardo Izar e Luiz Argôlo se encontram em aeroporto e falam de polêmica

Luiz Argolo admite negócio com doleiro, afirma colunista

Luiz Argôlo tem até quarta para se defender na Corregedoria da Câmara


Publicada no dia 14 de maio de 2014, às 16h27

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp