Política

Gabrielli poupa Dilma por compra de refinaria nos EUA

Imagem Gabrielli poupa Dilma por compra de refinaria nos EUA
Ex-presidente da Petrobrás depõe nesta manhã na CPI da Petrobras  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/05/2014, às 11h21   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Na manhã desta terça-feira (20), o secretário de Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli, presta depoimento na CPI da Petrobras no Senado. O petista que administrou a estatal entre os anos de 2005 e 2011, responde aos questionamentos dos senadores sobre o prejuízo causado à petrolífera com a aquisição da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, em 2006.
Na oportunidade, ele voltou a defender que a compra da refinaria foi positiva para a Petrobras.  "O Conselho tomou a decisão de comprar Pasadena para melhorar qualidade do refino", diz Gabrielli. O ex-presidente da Petrobrás colocou também que "a localização de Pasadena e o mercado de derivados de petróleo em expansão nos Estados Unidos favoreceram a compra".
Diferente de outra oportunidade, Gabrielli isentou a presidente da República, Dilma Rousseff, de responsabilidade no negócio. Nessa época, Dilma comandava o conselho de administração que aprovou a compra da unidade, gerando prejuízo de cerca de US$ 530 milhões à Petrobras. No entanto, em abril, em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", Gabrielli cobrou que a chefe do Executivo não podia "fugir da responsabilidade dela". Em sua defesa, Dilma alegou ter aprovado a compra de 50% de Pasadena em 2006 porque não tinha, na época, conhecimento de duas cláusulas do contrato. 
Na semana passada, o ex-presidente da Petrobras chegou a ser chamado para esclarecer o fato na Câmara, entretanto cancelou com a justificativa de que seria convocado pela CPI da Petrobras.

O petista ainda continua prestando esclarecimentos no Senado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp