Política

Portadores de necessidades especiais garantem conquista em shoppings. Entenda

Imagem Portadores de necessidades especiais garantem conquista em shoppings. Entenda
Projeto reserva 10% de mesas e cadeiras em praça de alimentação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/05/2014, às 10h20   Terena Cardoso (Twitter: @Terena_Cardoso)



Cansado de observar pessoas portadoras de necessidades especiais com dificuldade para frequentar as praças de alimentação dos shoppings centers de Salvador, o vereador Leo Prates (DEM), apresentou um projeto que reserva 10% das mesas e cadeiras para os consumidores específicos. A matéria foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Salvador na quarta-feira (21). 
Questionado sobre a repercussão do projeto, o vereador se demonstra tranquilo. “Acho difícil alguém ficar contra. Talvez os donos dos restaurantes e shoppings se oponham... Não sei”, avalia o vereador. 
Mas, ao contrário do que especula Leo Prates, o presidente da Associação Brasileira de Shopping Center - Bahia, Edson Piaggio, se demonstra favorável à questão. “Há condições de facilitarmos a mobilidade dessas pessoas. Somos favoráveis. Assim como somos nas vagas de estacionamento”, lembra. 

Vereador observou a dificuldade e propôs a Lei

No entanto, Edson está preocupado com a fiscalização da Lei. “Os shoppings não têm poder de polícia. Se alguém sentar lá não podemos tirar. Acho importante, mas vamos precisar fazer campanhas de conscientização”, sugere.
O projeto, que contempla também os idosos e gestantes, deve ser regulamentado em 90 dias pela prefeitura. Após o prazo, os estabelecimentos têm mais 90 dias para se adequarem à Lei. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp