Política

Salvador e Kingston firmam parceria ‘histórica e ancestral’

Imagem Salvador e Kingston firmam parceria ‘histórica e ancestral’
Silvio Humberto recebeu prefeita da capital Jamaica no Salão Nobre da Câmara  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/05/2014, às 15h24   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Os laços históricos que unem a Jamaica ao Brasil, especialmente Salvador a Kingston, foram estreitados na manhã desta quinta-feira (22). O vereador Silvio Humberto (PSB) recebeu uma comitiva jamaicana, liderada pela prefeita da capital do país caribenho, Angela Brown Burke, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador. Juntos, defenderam um intercâmbio de projetos entre as duas cidades, principalmente em relação às propostas em defesas dos jovens.


“Temos muitas coisas em comum, do ponto de vista social e cultural. Os laços que nos unem são históricos. Hoje, a comitiva jamaicana está presente fisicamente, mas temos que lembrar a influência que, por exemplo, Bob Marley tem para o nosso povo e a nossa cultura. Demos essa união à nossa ancestralidade. No que depender dos 43 vereadores desta Câmara Municipal, tenho a certeza de que Salvador e Kingston estarão cada vez mais unidos”, declarou Silvio Humberto, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Casa Legislativa.

Da mesma forma, Angela Brown Burke comemorou a primeira passagem por Salvador e o fortalecimento da histórica relação entre as cidades.

“Somos o mesmo povo em locais diferentes. Somos iguais até fisicamente. Precisamos pensar em formas de aproximar ainda mais nossas cidades, que já têm muitas semelhanças principalmente em relação aos nossos problemas sociais. Precisamos tirar os jovens do estado de vulnerabilidade e o esporte, a cultura e o lazer, da temática comissão do vereador Silvio Humberto, é o caminho para construirmos um futuro melhor”, avaliou Brown.



Racismo

A vice-prefeita de Salvador, que viajou há duas semanas para a Jamaica, a convite do Fundo das Nações Unidas (Unicef), também destacou a importância das “cidades-irmãs”. No entanto, chamou a atenção para o problema do racismo em Salvador.

“Grande parte da nossa população é negra, mas ainda temos que conviver com o racismo, que, muitas vezes, é manifestado de uma forma extremamente sutil. Precisamos, juntos, unir forças para enfrentar esse grande mal”, afirmou.

Também presente no encontro, a diretora de Operação Sul Sul da Unicef, Michele Barron, demonstrou satisfação com a união entre as cidades. “Para a nossa instituição, é um orgulho muito grande ver essa parceria se formando entre cidades historicamente tão próximas em prol de futuro melhor para os jovens”, comemorou.

No final do encontro, o vereador Silvio Humberto presenteou a prefeita de Kignston com um livro sobre a história do Carnaval de Salvador.


Ainda participaram do encontro, a embaixadora da Jamaica no Brasil, Alison Stone Roofe; a coordenadora da Unicef em Sergipe e na Bahia, Helena Oliveira; e a superintendente municipal de Políticas para Mulheres, Mônica Kalile.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp