Política

Prefeitura petista é usada como QG para ofensas a Aécio na internet

Imagem Prefeitura petista é usada como QG para ofensas a Aécio na internet
Prefeitura de Guarulhos é governada pelo PT há 14 anos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/05/2014, às 18h00   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Dados repassados à Justiça de São Paulo mostraram que equipamentos e funcionários da prefeitura de Guarulhos foram usados para criar páginas com ofensas nas redes sociais ao pré-candidato à presidência da República pelo PSDB, senador Aécio Neves. Guarulhos é governado há 14 anos pelo PT.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, as informações chegaram à Justiça depois que o senador abriu um processo contra 27 empresas que prestam serviços relacionados à internet. O tucano conseguiu uma decisão que as obrigou a quebrar o sigilo contratual de clientes, com a intenção de descobrir quem estava por trás de páginas com o nome "Aécio Boladasso".

Criados em novembro passado no Twitter e no Facebook, os perfis falsos, a princípio, se mostravam favoráveis ao senador – uma versão tucana da "Dilma Bolada", que faz publicidade da presidente. Logo, no entanto, passaram a criticar o político e relacioná-lo a hábitos como o consumo de álcool. Primeiro,  Aécio processou o Facebook e o Twitter.


O juiz Nilson Wilfred Ivanhoe Pinheiro obrigou as duas empresas a repassar dados cadastrais e IPs (número que identifica o computador usado para o acesso) dos criadores dos perfis falsos. A equipe de advogados, então, fez uma pesquisa particular e identificou e-mails e telefones celulares que tinham sido usados para fazer postagens e criar as páginas. Com essas informações, pediram que mais 25 companhias fossem incluídas na ação e entregassem dados de pessoas ligadas ao caso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp