Política

STF nega pedido do PSDB para liberar protestos em estádios da Copa

Imagem STF nega pedido do PSDB para liberar protestos em estádios da Copa
Lei Geral da Copa já garante liberdade de expressão nos locais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/07/2014, às 18h29   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, nesta terça-feira (1), pedido do PSDB para que a Corte garantisse a realização de protestos de “natureza política ou ideológica” dentro dos estádios durante a Copa do Mundo. A maioria dos ministros entendeu que a Lei Geral da Copa prevê a liberdade de expressão durante os jogos do Mundial.

“Não há razão para restringir a expressão do público nos jogos da Copa ao que os organizadores e o governo entendem como adequado. A expressão deve ser pacífica e não impedir que outros expectadores assistam. Por outro lado, o financiamento público direto ou indireto foi necessário para a realização desse evento. Não faria sentido limitar a expressão [de quem financiou o evento]“, disse Joaquim Barbosa, presidente do STF que se despede hoje da corte. No entanto, ele ficou vencido.

Barbosa, que vai se aposentar, e Marco Aurélio Mello votaram a favor da ação direta de inconstitucionalidade (ADI) do PSDB. Oito ministros votaram contra o pedido. Na ação, o PSDB pediu a derrubada do artigo da Lei Geral que proíbe entrada em estádios com faixas e cartazes “para outros fins que não o da manifestação festiva e amigável”. Alegou que a regra impede liberdade de pensamento.




Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp