Política

Dois candidatos a deputado federal estão na lista obscura do TCU

Imagem Dois candidatos a deputado federal estão na lista obscura do TCU
Joseph Bandeira e Geraldo Simões aguardam liberação de suas candidaturas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/07/2014, às 19h39   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

No cruzamento das candidaturas já registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os nomes da lista do Tribunal de Constas da União (TCU), que aponta ex-gestores com contas julgadas irregulares, apenas aparecem os nomes do deputado federal Geraldo Simões (PT) e do ex-prefeito de Juazeiro, o ex-petista Joseph Bandeira (PSB).




Ex-prefeito Joseph Bandeira


O ex-gestor juazeirense foi condenado em dois processos pelo TCU. Joseph respondeu a irregularidades na aplicação de recursos da União durante sua administração (2001-2004) que totalizam meio milhão de reais. O registro de candidatura do político aguarda julgamento da Justiça Eleitoral, que decidirá se libera ou não a sua postulação.

Bandeira trocou o PT pelo PSB em julho do ano passado após uma longa disputa interna com os correligionários durante o pleito municipal de 2012. O partido na Bahia defendeu o apoio ao atual prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PCdoB), que disputava a reeleição e venceu o pleito.




Deputado federal Geraldo Simões


Já o deputado Geraldo Simões, que tenta a reeleição, responde a um processo por irregularidades na aplicação de recursos junto ao Fundo Nacional de Saúde (FNS). O valor do convênio, durante o exercício de 1996, quando Simões era o prefeito de Itabuna, é de R$ 184 mil. O processo ainda não foi julgado.

Apesar de constar na lista obscura da Corte de contas, a inelegibilidade dos citados não é automática e a Justiça Eleitoral necessita ser provocada, ou pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) ou pelas coligações partidárias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp