Política

Salvador amanhece poluída com cartazes, placas e balões de candidatos

Imagem Salvador amanhece poluída com cartazes, placas e balões de candidatos
Propaganda eleitoral já começou fora das ruas e emporcalha a cidade  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/07/2014, às 12h36   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp


O sábado (19) começou chuvoso e com um cenário na capital baiana que já dá às boas-vindas ao período eleitoral. Desde a saída de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana sentido Centro de Salvador, já é possível observar diversas placas espalhadas nos canteiros da Avenida Paralela, Vasco da Gama, Tancredo Neves e em pontos da Cidade Baixa como o Uruguai e Ribeira.

Seja deputado, senador ou governador, as imagens dos candidatos dividem o espaço que ainda tem brechas que sempre cabe mais um. Além das placas, há também balões posicionados nas principais sinaleiras da cidade, o que deixa a capital baiana ainda mais poluída.



Segundo a assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as fiscalizações já começaram e são feitas pelas 1ª e 6ª zona eleitorais. Ainda conforme o TRE, os balões são permitidos e devem seguir a mesma regra dos cartazes, no que diz respeito ao tamanho.

TRE e Sucom



O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), através da Coordenadoria de Eleições do Órgão, promoveu reunião na terça-feira (15) com o presidente da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), Silvio Pinheiro, e os Procuradores Chefes do Município, Luciana Vieira Lopes e Eduardo Vaz Porto, a fim de  tratar sobre o poder de polícia na fiscalização da propaganda eleitoral, a ser exercido, em Salvador, pelas 1ª e 6ª Zonas Eleitorais.



Assim como em eleições anteriores, foram debatidas alternativas para o auxílio ao Regional no recolhimento de placas, cavaletes, faixas e cartazes em discordância com a legislação eleitoral em vigor (Lei 9.504/97). A contribuição da Sucom deverá ser operacionalizada através do fornecimento de pessoal e veículos que irão apoiar os servidores da Justiça Eleitoral durante as ações de fiscalizações.  As tratativas prosseguirão sob a condução do Procurador Regional Eleitoral da Bahia, José Alfredo de Paula Silva.  Também participaram do encontro o Diretor Geral do TRE-BA, André Luís Beserra, o Secretário da Corregedoria Regional Eleitoral, Ronaldo Moura, e as chefes da 1ª e 6ª Zonas Eleitorais, Maria das Graças Ramos e Iraildes Andrade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp