Política

Sete candidatos se declaram estrangeiros e juízes analisarão regularidade

Imagem Sete candidatos se declaram estrangeiros e juízes analisarão regularidade
Justiça Eleitoral permite candidatura de estrangeiros que tenham cidadania brasileira  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/07/2014, às 18h36   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Três portugueses, um espanhol, um boliviano, um sul-coreano e um japonês disputarão cargos nas eleições que acontecem em outubro deste ano. Dr. Carlos Ontiveros (PDT), José Veloso (PDT), Luiz Serrano (PP), Seogn Soo Kim (PSL), Shinsho Takara (PSB), Carlos Martinez (PTN) e Alvaro Monteiro (PRB) não nasceram em território brasileiro, mas a Justiça Eleitoral permite candidatura de estrangeiros que tenham cidadania brasileira ou que tenham sido naturalizados brasileiros.
A Constituição de 1988 define que estrangeiros de qualquer outro país que residem no Brasil há mais de 15 anos sem interrupções, e também sem condenação penal, podem pedir nacionalidade brasileira.
Entre os sete estrangeiros, apenas um concorrerá no Nordeste, o português Alvaro Monteiro (PRB), que tentará uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Outros três concorrem no Rio e outros três em São Paulo. O boliviano Carlos Jesus Ontiveros Guardia (PDT) tentará representar os cariocas na Câmara, em Brasília. Já os portugueses José Gonçalvez Veloso (PDT) e Luiz Antonio Serrano Sanches da Silva (PP) são candidatos a deputado estadual pelo Rio. 
O espanhol Carlos Antonio Lapique Martinez (PTN) é candidato a deputado federal por São Paulo, enquanto o japonês Shinsho Takara (PSB) e o sul-coreano Seogn Soo Kim (PSL) tentarão entrar na assembleia paulista. No entanto, juízes analisarão se os candidatos estrangeiros estão em situação regular no país.
As informações sobre os candidatos estrangeiros foram obtidas com levantamento do Sistema de Divulgação de Candidaturas (DivulgaCand 2014) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo informações do G1.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp