Política

Gravadora de Roberto Carlos ameaça processar Tiririca

Publicado em 23/08/2014, às 12h18   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A gravadora Sony Music / EMI confirmou nesta sexta-feira (22) que vai ingressar com processo contra o deputado federal Tiririca (PR-SP), em virtude da paródia de uma música do cantor Roberto Carlos no horário eleitoral.
Vestindo terno branco, usando peruca e com um terço na mão, Tiririca usou o horário eleitoral para parodiar o rei Roberto nas propagandas do frigorífico Friboi, onde o cantor aparece comendo carne.
A música "O Portão", é usada na propaganda da Friboi e também por Tiririca na forma de paródia, sugerindo que o rei da música popular teria votado nele e votaria novamente em 2014.
“Eu votei, de novo eu vou votar. Tiririca, Brasília é o seu lugar”, diz a letra da paródia do deputado Tiririca.
Segundo o advogado da gravadora Sony Music / EMI, a versão da música "O Portão", de Roberto e Erasmo, não pode ser considerada paródia porque pressupõe benefício para o candidato.
“Se a peça do Tiririca fosse colocada num programa de humor ou de televisão, até poderíamos classificar como paródia. Mas quando ela pressupõe benefício para o candidato, que está manipulando a letra para obter benefício eleitoral, nós entendemos que há uma clara violação de direitos autorais. Além de uma ilação de que o cantor votou em determinado candidato, sem a consulta prévia”, diz José Diamantino, advogado da Sony Music / EMI.

O advogado da gravadora diz que ainda não consultou Roberto Carlos para saber se ele concorda ou não com a veiculação da imagem atrelada ao candidato do PR.
“Por enquanto defendemos os diretos da música, que é de propriedade da gravadora”, afirma Diamantino.
José Diamantino afirma que notificou o PR e o gabinete de Tiririca em Brasília sobre o caso, mas não obteve resposta. Diante da repetição da propaganda no programa eleitoral desta quinta-feira (21) pela campanha do PR, o setor jurídico diz que na próxima semana já deve ingressar com ação na Justiça sobre o caso.
Tiririca é a principal aposta do PR para formar grande bancada de deputados federais em SP, como aconteceu em 2010. Neste ano ele usa o bordão "Tá de saco cheio da política? Vote no Tiririca".
Ao conquistar 1,3 milhão de votos em 2010, o palhaço cearense conseguiu levar para Brasília três outros deputados federais da coligação dele, entre eles o mensaleiro Valdemar da Costa Neto (PR-SP), que renunciou ao mandato em dezembro de 2013 após ser condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) no escândalo do mensalão.
Nas inserções no meio da programação das redes de televisão, Tiririca ainda apareceu nesta terça-feira (19) ironizando o "exercício" do mandato de deputado federal e pedindo voto com o novo slogan da campanha de 2014. 
Fonte: Terra

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp