Política

Dilma recebe apoio de reitores de universidades federais

Publicado em 12/09/2014, às 10h19   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Cinquenta e quatro reitores de universidades federais anunciaram apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff nessa quinta-feira (11), durante encontro em Brasília. Na reunião, a petista recebeu uma carta-manifesto da comitiva assinada pelos gestores.“Nós, reitores aqui presentes, eleitos democraticamente pela comunidade acadêmica, vimos por livre e espontânea vontade manifestar apoio à sua reeleição, por reconhecimento de tudo que o governo Lula fez e que a senhora está fazendo neste país”, declarou o reitor da Universidade Federal do Acre, Minoru Martins Kimpara, que disse respeitar as demais candidaturas.

“Acredito que em algumas coisas nós fizemos a diferença, e o que eu mais destaco é ter recuperado as universidades federais deste país e a sua relevância, porque eu lembro como estavam as universidades em determinado momento de nossa história, antes do governo Lula”, afirmou Dilma, após agradecer aos reitores. Sobre a continuidade do governo em um segundo mandato, Dilma apontou que a superação de dois grandes desafios brasileiros passa pelo fortalecimento das universidades. “Eu considero que nós temos uma grande questão no Brasil, sem a qual não garantimos nem as conquistas que tivemos, no que se refere à redução da desigualdade. E não iremos dar um salto na área de Tecnologia, Ciência e Inovação sem as universidades. Temos que ter consciência profunda disso”, disse.

Entre as reivindacações feitas pelos reitores estão o não contigenciamento do orçamento da educação, ciência, tecnologia e inovação, além de pedir atenção para a educação nas regiões Norte e Nordeste. A interiorização do ensino também está na pauta de exigências do grupo.
Os reitores das universidades de Brasília, de Minas Gerais e a Unifesp, de São Paulo, não assinaram o documento e não participaram do evento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp