Política

Souto diz que emissário submarino só usa 50% da capacidade e governo paga 100%

Paulo Macedo
Embasa deveria ter feito ligações posteriores, mas não fez, segundo o candidato do DEM  |   Bnews - Divulgação Paulo Macedo

Publicado em 27/09/2014, às 15h30   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)





Durante o debate nessa sexta-feira (26) entre candidatos ao governo da Bahia na Record, Paulo Souto (DEM) disse que o emissário submarino na Boca do Rio, inaugurado em 2011, opera apenas com 50% da sua capacidade, mas que o governo estadual pagaria por um uso total. Questionado pelo Bocão News, o candidato demista afirmou que ligações de esgotamento sanitário previstas para serem feitas de residências domésticas não foram efetuadas.

“Ele [o submarino] tem, por exemplo, uma capacidade de tratar uma quantidade de metros cúbicos e não tá tratando simplesmente porque a Embasa atrasou a ligação de novos bairros. Então, está se pagando pela capacidade total, quando na verdade o emissário não utiliza essa capacidade toda porque não tem as ligações domiciliares que deveriam ter sido feitas”, afirmou.

Segundo Souto, as ligações não foram feitas ainda por “falta de capacidade operacional da empresa [Embasa] que não conseguiu realizar essas obras”. O emissário teve um investimento de 259 milhões de reais e, pelo projeto, atende a moradores de Salvador e Lauro de Freitas.

Impressões sobre o debate – Souto contou ter gostado da organização do debate promovido pela Record Bahia, que reuniu todos os candidatos que disputam a cadeira principal do Executivo baiano. “O debate serviu para expor nossas ideias. É claro que existe a limitação de tempo, mas acho que foi suficiente para que a população perceba a capacidade de cada um”, avaliou. “Eu estou insistindo muito na melhoria dos serviços públicos que refletem no dia-a-dia da população. Acho que essa é uma grande prioridade. Não podemos conviver com a situação da saúde que está aí, com a verdadeira epidemia de violência e com os índices da educação que dia-a-dia caem na Bahia”, criticou o candidato do Democratas.


*Matéria publicada originalmente às 3h09 do dia 27/09.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp