Política

Marta Suplicy pede demissão do Ministério da Cultura

Divulgação
Relação entre ela e a presidente Dilma Rousseff estava desgastada  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/11/2014, às 11h37   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT), enviou nesta terça-feira (11) sua carta de demissão à presidente Dilma Rousseff (PT). O documento foi protocolado na Casa Civil. A relação de Marta com Dilma sofreu um desgaste este ano. A ministra teria apoiado o movimento que pedia a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no lugar da presidente. Além disso, nas eleições Marta discutiu com o presidente do PT, Rui Falcão, durante ato de campanha em São Paulo e isso teria selado sua saída da pasta, segundo a "Folha de S. Paulo".


Poucos dias após o 2º turno da eleição presidencial, Marta Suplicy procurou Lula para dizer que está disposta a enfrentar o prefeito Fernando Haddad (PT) em prévias do partido. Lula não se posicionou contra nem assumiu qualquer compromisso com a ex-prefeita, que administrou a cidade de 2001 a 2004.


Marta assumiu a pasta da Cultura em 2012 no lugar da ex-ministra Ana de Hollanda. A entrada da mesma no ministério ocorreu após a decisão do PT de lançar Fernando Haddad candidato à Prefeitura de São Paulo em 2012.


A petista tem mandato por São Paulo no Senado até 2018, e deve retomar em breve suas atividades na Casa.  


Uma das principais bandeiras de Marta à frente do ministério foi o Vale Cultura, projeto que dá um auxílio mensal de R$ 50 para serem gastos com bens culturais, a quem recebe até 5 salários mínimos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp