Política

Adversários do PT na Bahia saem ganhando após acordos feitos por Lula

Divulgação
A movimentação de Lula ocorre com o objetivo de conquistar apoio no Congresso Nacional; Codevasf é a mais disputada  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/04/2023, às 11h40 - Atualizado às 11h41   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

As articulações do presidente Lula (PT) em busca de apoio para aprovação de pautas polêmicas no Congresso Nacional têm refletido diretamente em benefícios para os principais adversários dos petistas na Bahia.

Nas vésperas de votação cruciais como a Reforma Tributária e o arcabouço fiscal, Lula tem investido pesado na ampliação de espaços para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) e grandes caciques do União Brasil, partido do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.

Um exemplo disso são os comandos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). 

Mesmo com toda mobilização do PT baiano contra a destruição de cargos para adversários, o Governo Federal não teve muita alternativa para garantir apoios.

Com capacidade de execução de obras que rendem R$ 1,8 bilhão, a Codevasf, tem como diretor de Revitalização e Sustentabilidade da Codevasf, José Vivaldo Mendonça. Emplacado peloo União Brasil de Elmar Nascimento, ele é crítico ferrenho do ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). 

Segundo informações do O Globo, em 2018, ao romper com o PT baiano, Vivaldo fez duras relações contra Rui Costa ao afirmar que o petista “manda recado e não fala direto, que trava, que deixa sabotar”, e “fica cercado de quem não diz o que precisa ser dito e que acha que sabe tudo quando ainda precisa aprender muito”.

Além de Mendonça, Elmar Nascimento também garantiu a permanência do presidente da Companhia, Marcelo Andrade Moreira Pinto, além de indicações em uma das superintendências na Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp