Política

AGU pede condenação de suspeitos de financiar atos golpistas; saiba detalhes

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Além da condenação, órgão também retificou número de pessoas e de empresas que tiveram os seus bens bloqueados  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 14/02/2023, às 09h58   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

A Advocacia Geral da União (AGU) fez um pedido drástico contra os suspeitos de financiarem os atos golpistas do último dia 08 de janeiro, em Brasília.

O órgão, segundo informações da Folha de São Paulo, teria pedido que a ação cautelar fosse transformada em processo. Desta forma, os golpistas seriam condenados, definitivamente, ao ressarcimento aos cofres públicos.

Durante os ataques antidemocráticos, bolsonaristas extremistras invadiram os prédios dos três poderes, quebraram móveis e objetos de valor histórico e cultural. Após balanço feito pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Palácio do Planalto, Câmara dos Deputados e Senado, o prejuízo ficou em torno de R$ 20,7 milhões.

Ainda de acordo com a Folha, o pedido da AGU também retifica o número de pessoas e de empresas que tiveram os seus bens bloqueados inicialmente no processo. Atualmente são 54 pessoas físicas e 5 pessoas jurídicas (três empresas, uma associação e um sindicato).

Até o momento, o órgão entrou com quatro ações civis a respeito de 178 suspeitos. Em três delas, os bens já foram bloqueados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp