Política

AGU quer ressarcimento por danos em atos golpistas

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Os danos causados às sedes dos Três Poderes estão avaliados em R$ 26,2 milhões  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 29/04/2023, às 15h41


FacebookTwitterWhatsApp

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu, através de uma ação civil pública, que os cofres públicos sejam ressarcidos pelos danos causados nas depredações ocorridas nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. O documento aponta para o envolvimento de 27 pessoas ligadas ao protesto e é baseado em um relatório de inteligência da Polícia do Senado Federal.

De acordo com os policiais legislativos, a identificação ocorreu através de publicações em redes sociais feitas pelos próprios acusados feitas durante aos atos. Nas imagens, os envolvidos aparecem comemorando a invasão do Congresso Nacional e confrontos com os policiais legislativos. Até o momento, o prejuízo está avaliado em R$ 26,2 milhões.

No último dia 14, a AGU havia apresentado outra ação civil pública cobrando que o ressarcimento aos cofres públicos pelos danos causados no dia 8 de janeiro.

Com a deste sábado (29), a AGU já apresentou sete ações contra os apontados como responsáveis pelo vandalismo aos prédios dos Três Poderes ou financiadores dos atos.

Com as ações, a advocacia já conseguiu o bloqueio de 178 pessoas, três empresas, uma associação e um sindicato. Desses, 124 pessoas foram presas em flagrante por participarem dos atos. Outras 54 pessoas e as entidades vêm sendo responsabilizadas por fretar ônibus que levaram manifestantes de fora de Brasília para o local dos atos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp