Política

ALBA aprova Comenda 2 de Julho para ex-governador visitado por Jerônimo

Reprodução / Instagram
Atual prefeito de Guanambi, ex-governador foi visitado por Jerônimo Rodrigues nesta semana  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 03/10/2023, às 19h44


FacebookTwitterWhatsApp

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou nesta terça-feira (3) a concessão da Comenda 2 de Julho para o ex-governador do estado Nilo Coelho (União Brasil), atual prefeito de Guanambi. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Felipe Duarte (PP) em setembro e aprovada por unanimidade na última sessão do plenário.

Antes integrante do grupo do ex-governador Antônio Carlos Magalhães, na base de sustentação da ditadura militar, Nilo Coelho deixou o carlismo em 1986 e se juntou ao MDB, para ser candidato a vice-governador na chapa liderada por Waldir Pires. A dupla emedebista foi eleita com grande votação e assumiu a administração do estado em março de 1987.

Com a renúncia de Waldir em 1989 para se lançar candidato a vice-presidente da República na chapa de Ulysses Guimarães (MDB), Nilo assumiu o governo da Bahia, onde ficou até 1991, liderando uma gestão controversa e fracassando na tentativa de eleger um sucessor.

Empresário, Nilo Coelho também foi deputado federal, entre 1999 e 2003, e está em sua terceira passagem pela prefeitura de Guanambi: a primeira, entre 1983 e 1986; a segunda, entre 2005 e 2010; e, desde 2021, voltou a governar a cidade em que nasceu há 80 anos.

Nesta segunda-feira (2), Nilo Coelho recebeu a visita do atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), de quem é adversário político. Apesar de estarem em grupos políticos diferentes, os dois conversaram sobre projetos de interesse comum, que atendem à região de Guanambi.

“Hoje, tive o prazer de encontrar o ex-governador e atual prefeito de Guanambi, Nilo Coelho. Esse encontro é ainda mais especial porque acontece na data em que lançamos o edital do Projeto Iuiu-BA, obra de irrigação idealizada inicialmente no mandato de Nilo como governador”, publicou Jerônimo em suas redes sociais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp