Política

ALBA: CPI do MST na Bahia recebe mais assinaturas; saiba detalhes

Yuri Abreu/BNews
Leandro de Jesus é autor da CPI do MST na Bahia; pedido tem assinatura de Adolfo Menezes  |   Bnews - Divulgação Yuri Abreu/BNews

Publicado em 12/04/2023, às 15h20   Yuri Abreu e Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A CPI do MST, protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), atingiu o número de 30 assinaturas físicas. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Leandro de Jesus (PL), autor da proposta. O número é suficiente para que a Mesa Diretora acolha o pedido e dê início às investigações.

"Conseguimos assinaturas mais do que suficientes. Passamos de 30 assinaturas físicas e 28 assinaturas eletrônicas confirmadas. O Parlamento, no exercício da sua liberdade, nas suas regiões, cada deputado, a vontade é que essa CPI seja instalada. Nós precisamos discutir o que está acontecendo na Bahia. Por que esse movimento tem utilizado de tanta violência para atingir as famílias?", sinaliza Leandro, que convocou uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (12) para fazer um balanço do caso.

O objeto principal da investigação, caso seja acolhida, será a acusação de produtores rurais de uma suposta ligação do Governo da Bahia com o MST no caso das invasões de terras no estado. A CPI conta com a assinatura do presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), que é aliado da gestão estadual.

"Não me surpreendeu tanto [a assinatura de Adolfo]. Em duas situações recentes, ele manifestou no Plenário de maneira dura ser contrário às invasões. Em entrevistas, ele reafirmou o posicionamento nesse sentido. Talvez, o que tenha me surpreendido foi ele ser presidente da Casa e ter assinado. Mas o posicionamento não surpreende", declarou Leandro.

Adolfo Menezes não foi encontrado para comentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp