Política

ALBA decreta ludo oficial pela morte de ex-parlamentar e pai da deputada Ivana Bastos

Reprodução / Instagram
Ex-deputado Fernando Bastos faleceu nesta sexta-feira (06) após dias internado  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Lucas Pacheco

por Lucas Pacheco

[email protected]

Publicado em 07/12/2024, às 08h25



A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) decretou luto oficial de três dias no legislativo baiano por causa da morte ex-parlamentar, Fernando Bastos, pai da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), aos 85 anos. Fernando, que integrou a ALBA de 1987 a 1991, faleceu nesta sexta-feira (06). 

“A ALBA está em luto mais uma vez, por três dias, com a Bandeira da Bahia a meio mastro, reverenciando o grande Fernando Bastos, figura notável, filho do ex-prefeito de Guanambi, Juca Bastos, e que nos legou uma das melhores pessoas que conheço, na vida e na politica, que é a sua filha Ivana Bastos. Meu abraço solidário à sua esposa Marilia e aos irmãos de Ivana: Fernanda, Tereza e Ricardo, demais familiares, amigos e conterrâneos de Guanambi”, lamentou o presidente da casa, deputado Adolfo Menezes. 

O corpo de Fernando Bastos está sendo velado na funerária Pax Bahia, em Guanambi, desde às 8h deste sábado (07). O sepultamento ocorrerá às 11, no cemitério Santo Antônio, na mesma cidade.

Ivana Bastos  usou as redes sociais para lamentar a morte do pai.

“Sua partida deixa uma lacuna irreparável, não apenas para sua família, mas para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e serem tocados por sua bondade e dedicação", disse.

Biografia

Nascido em Guanambi, Fernando Borges Bastos, foi Auditor fiscal, empresário, agropecuarista e deputado estadual. Foi servidor concursado da  Secretaria da Fazenda da Bahia atuando como Auxiliar de Coletoria a partir de 1959. Após, foi nomeado fiscal de rendas do estado em 1964,  inspetor fiscal em Caetité no período de 1968-1972, além de agropecuarista em Guanambi e na região do Vale do Iuiu. Também foi fundador da Rádio Alvorada de Guanambi.

Fernando Bastos foi eleito deputado estadual constituinte pelo PFL, exercendo mandato de 1987 a 1991. Foi suplente da Mesa Diretora (1989-1991), vice-presidente das Comissões de Minas, Energia, Ciência e Tecnologia e de Finanças e Orçamento. Ele também foi membro da CPI da Nordeste Linhas Aéreas, em 1988.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp