Política

ALBA: Deputado bolsonarista quer tornar Lula "persona non grata" na Bahia

Ricardo Stuckert/PR
Lula causou polêmica ao comparar guerra na Faixa de Gaza ao Holocausto  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 21/02/2024, às 18h39


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual bolsonarista Leandro de Jesus (PL), que faz oposição a Lula (PT), protocolou um projeto de Lei na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) que visa declarar o presidente "persona non grata" no âmbito do Estado da Bahia. O BNews teve acesso em primeira mão ao projeto. A proposta surge após o governo de Israel declarar que o ex-presidente brasileiro não é bem-vindo em solo israelense.

Leandro de Jesus fundamentou seu projeto citando diversas declarações controversas de Lula, incluindo aquelas em que o petista se referiu ao Agronegócio como fascista, afirmou ter orgulho de ser comunista, sugeriu vingança a opositores, e enfatizou que a "democracia é relativa". O deputado também mencionou a declaração de Lula que causou polêmica ao minimizar o Holocausto, citando-a como um dos motivos para a proposta.

"Sem prejuízo de outros conteúdos de autoria da persona non grata, resta evidenciado o desprezo que o petista tem pela pátria, pelos brasileiros vítimas de crimes, pelos ordeiros trabalhadores do campo, pelos irmãos judeus, pelo cristianismo, e afins. Diante do exposto, este projeto de lei, respaldado pelo farto material de fato e de direito, representa uma medida adequada para tratar aquele que tanto ataca a sociedade brasileira, com destaque para o povo da Bahia", justificou o parlamentar.

O projeto de Lei ainda precisa passar por votação na AL-BA para ser aprovado. Se passar, Lula seria oficialmente considerado "persona non grata" no estado da Bahia, o que, na prática, não implica em nenhuma restrição legal, mas representa um posicionamento simbólico do poder legislativo estadual em relação ao ex-presidente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp