Política

ALBA: Tum deve responder questionamento de deputados sobre Fenagro

Joilson César/BNews
Tum deve participar de uma audiência pública na ALBA nesta terça (7)  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 07/11/2023, às 05h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Tum, do Avante, marcará presença em uma comissão da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta terça-feira (7), para esclarecer a crise que atinge a economia do sisal baiano, além da polêmica do cancelamento da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro).

A audiência pública foi proposta pelo líder do União Brasil na Casa, deputado Marcinho Oliveira, que irá debater, ao lado dos outros deputados, soluções para o problema e cobrar do governo do Estado medidas que estimulem o segmento.

"Esperamos que o secretário apresente soluções objetivas para estimular esse setor tão importante da nossa economia, que gera emprego e distribui renda para milhares de baianos. Uma das alternativas seria reduzir os impostos estaduais dos fios naturais, feitos de sisal, como forma de aquecer o a produção", afirmou Marcinho.

O setor sisaleiro enfrenta problemas por conta da falta de oferta e procura da matéria-prima, bem como a desvalorização e questões relacionadas ao Ministério Público do Trabalho (MPT). O deputado sugeriu ainda medidas como novas linhas de crédito para o segmento, além de investimento em pesquisas e desenvolvimento. 

A empresa chinesa BYD, por exemplo, que vai se instalar em Camaçari, poderia ser estimulada pelo Estado a absorver os fios naturais para fazer painéis e estofados dos veículos", disse Marcinho, que é natural de Santaluz, município da região sisaleira onde já foi vice-prefeito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp