Política

ALBA vai sediar ato no dia 8 de janeiro; saiba detalhes

Sandra Travassos / ALBA
Ato reunirá movimentos sociais e centrais sindicais  |   Bnews - Divulgação Sandra Travassos / ALBA

Publicado em 05/01/2024, às 15h58   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sediará na próxima segunda-feira (8) um ato em defesa da democracia e contra o golpe, às 9h, no Auditório Jornalista Jorge Calmon.

O encontro reunirá movimentos sociais, centrais sindicais, parlamentares, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública e União dos Municípios da Bahia (UPB).

O evento ocorre um ano após os ataques do 8 de janeiro, em Brasília, que resultaram em danos em prédios públicos que foram vandalizados por cerca de 1,3 mil pessoas.

Outros atos

Também na próxima segunda-feira, em Salvador, o Grupo Poetas da Praça e Conspiração do Dendê vai realizar um ato classificado como "poético/político". O evento ocorrerá às 16h, no Coreto do Largo Dois de Julho, e tem como objetivo expressar a resistência democrática e repudiar episódios que desafiaram os pilares democráticos do país em 2023.

Até o momento, nenhum partido político confirmou presença no ato. Um comunicado distribuído pelo grupo ao qual o BNews teve acesso ressalta que o ato proposto pelos grupos organizadores busca mobilizar a cidadania através da arte e da palavra.  

De acordo com os organizadores, a convocação é aberta a todos que desejam se manifestar contra qualquer forma de ataque ou ameaça à democracia, usando a expressão artística e política como ferramentas de resistência e conscientização.

Vale lembrar que, também em 8 de janeiro, o presidente Lula (PT) estará no Congresso Nacional em um evento para mais de 500 convidados no Salão Negro. A cerimônia deve contar com representantes dos três poderes e governadores - incluindo o gestor baiano Jerônimo Rodrigues (PT).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp