Política

Alckmin recebe carta de ex-governador após vitória econômica internacional

Reprodução/Facebook
Na correspondência, o vice-presidente a parabenizado por ter vencido uma ação que pode alavancar a exportação de papel cortado do Brasil para o México  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 14/11/2023, às 08h19


FacebookTwitterWhatsApp

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, recebeu uma carta em que é parabenizado por ter vencido uma ação apresentada na Unidade de Práticas Comerciais Internacionais (UPCI) que pode alavancar a exportação de papel cortado do Brasil para o México. As informações são do jornal Estado de São Paulo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a publicação, a carta é de autoria do ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung. Atualmente, ele é presidente executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

Na correspondência, Hartung parabeniza Alckmin pelo “esforço e o resultado positivo” da negociação conduzida pela Secretaria de Comércio Exterior, órgão ligado a pasta comandada pelo vice-presidente, junto à UPCI.

Depois da decisão da UPCI, o México cortou no último dia 1º de novembro, de 38% para 6,74%, o direito antidumping aplicado às importações de papel cortado do Brasil. O direito antidumping permite que seja aplicada uma taxa adicional sobre as importações para evitar concorrência desleal.

Essa taxa extra vinha inviabilizando as exportações do setor de papel ao México. Em 2022, essas exportações foram de menos de uma tonelada, cerca de US$ 98 mil. A movimentação chegou a bater 22 mil toneladas em volume e US$ 21 milhões em valores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp