Política

Alexandre de Moraes vota pela condenação de mais seis réus por atos golpistas

Antonio Augusto/Secom/TSE
As punições variam de 4 a 17 anos de prisão e aplicação de uma multa  |   Bnews - Divulgação Antonio Augusto/Secom/TSE
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 06/10/2023, às 08h19


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou nesta sexta-feira (6) pela condenação de mais seis réus que respondem por atos golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

No plenário virtual, o ministro propôs punições que variam de 14 a 17 anos de prisão e aplicação de uma multa no valor de R$ 30 milhões por danos morais coletivos. O voto foi dado nos primeiros minutos desta sexta, no plenário virtual da Corte.

Os réus foram acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa armada e deterioração do patrimônio tombado.

A análise virtual está prevista para terminar às 23h59 do dia 16 de outubro, mas pode ser interrompida se houver pedido de vista (mais tempo de análise) ou de destaque (que leva os casos ao julgamento presencial). A defesa pediu a absolvição dele. Os advogados alegam que ele foi a Brasília participar de uma manifestação pacífica e que não cometeu crime.

Os réus que estão sendo julgados nesta sessão do plenário virtual: Reginaldo Carlos Begiato, Jorge Ferreira, Cláudio Augusto Felippe, Jaqueline Freitas Gimenez, Edineia Paes da Silva dos Santos e Marcelo Lopes do Carmo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp