Política

Alice Portugal fala em "arsenal golpista" após minuta ser encontrada em casa de ex-ministro

Richard Silva/ PCdoB
Para a parlamentar, essa minuta demonstra que a 'intenção golpista é real'  |   Bnews - Divulgação Richard Silva/ PCdoB
Letícia Rastelly

por Letícia Rastelly

[email protected]

Publicado em 12/01/2023, às 20h53


FacebookTwitterWhatsApp

“Penso que essa minuta faz parte do arsenal golpista, que é diverso. Vai desde armas, manifestações golpistas à invasão dos palácios dos Três Poderes do país, com requintes de destruição permanente”. É assim que a deputada federal, Alice Portugal (PC do B) vê a minuta encontrada nesta quinta-feira (21) na casa do ex-minsitro do governo de Jair Bolsonaro (PL), Anderson Torres.

Para a parlamentar, essa minuta demonstra que a 'intenção golpista é real'. "Ela não é apenas manifestações, manifestações em redes sociais. São manifestações concretas, com expectativas concretas".

Alice acredita ainda que tal documento era uma carta na manga para o grupo bolsonarista. "Com certeza ele guardava a minuta para uma tentativa de uso no momento que julgasse adequado. Perderam as eleições, não se conformaram com o resultado", disse a parlamentar.

Ainda sobre a perpectiva da deputada, é necessário que hajam punições para evitar futuras consipirações: "Na minha opinião, todo esse arsenal precisa ser analisado sobre os olhos da Lei, com punições adequadas para que a liberdade de opinião seja garantida, mas a conspiração contra a democracia seja considerada inaceitável".

Minuta

A Polícia Federal encontrou uma proposta de decreto para instaurar estado de defesa na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que poderia mudar o resultado das eleições 2022. A minuta foi encontrada na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça no Governo Bolsonaro.

O objeto foi encontrado no armário do ex-ministro durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão realizado na última terça-feira (10). A indicação é de que o material tenha sido feito após o resultado das eleições, que resultou na eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp