Política

Alice Portugal faz balanço de comissões que tramitam no Congresso; saiba o que ela disse

BNews
Alice Portugal conversou com o BNews nesta segunda-feira (18)  |   Bnews - Divulgação BNews
Daniel Serrano e Edvaldo Sales

por Daniel Serrano e Edvaldo Sales

[email protected]

Publicado em 18/09/2023, às 16h50 - Atualizado às 17h01


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) fez um balanço sobre a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST. A parlamentar conversou com o BNews nesta segunda-feira (18).

“Como todos sabiam, nós preferimos tocar a vida para diante, mas a oposição bolsonarista fez uma força enorme para que as CPIs saíssem e, evidentemente, elas foram instaladas e a verdade veio à tona”, disse Alice.

De acordo com a deputada, a CPMI do 8 de janeiro “finaliza os seus trabalhos com a comprovação inequívoca que houve uma articulação golpista no Brasil”.

E as investigações da CPMI coadunam com as investigações do Supremo Tribunal Federal, que essa semana iniciou condenações de pessoas que participaram, articularam ou financiaram aqueles atos”.

Já sobre a CPI do MST, a parlamentar disse que existe uma “permanente tentativa da criminalização dos movimentos sociais”. “E eu espero que ela finalize logo seu trabalho, porque não há nenhum dado que comprove a ação dolosa, criminosa do MST, que, por sinal, esses dias, doou alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul”, pontuou.

Na ocasião, Alice Portugal foi questionada sobre os pedidos que a oposição encaminhou para a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados para ouvir os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Defesa, José Múcio, sobre a compra do novo avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Tem tanta coisa importante para a gente tratar, do que tratar se um avião vai ter mais ou menos estrutura para um presidente de quase 80 anos viajar. É absolutamente secundário, a nação não está sendo defenestrada, nós já estamos achando a sua defenestração acumulada pelo que foi feito nos últimos seis anos”, disparou.

Além disso, a parlamentar comentou também sobre as eleições municipais de 2024. Segundo ela, o PCdoB é “absolutamente coerente com as suas decisões e nós defendemos uma frente ampla para tirar o Brasil da extrema direita”.

Qualquer mecanismo que enfraqueça o governo de Lula e de Jerônimo são brechas abertas para que a extrema direita, golpista, entreguista, se restabeleça. Então o PCdoB é base de apoio do governo Lula, com toda a consciência, e é base de apoio do governo Jerônimo para continuar num projeto de evolução da Bahia”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp