Política

Alunos fazem abaixo-assinado contra retorno de Janaína Paschoal à USP: "não é mais bem-vinda"

Divulgação/Alesp
A possibilidade foi levantada após Janaína não conseguir se eleger ao Senador nas eleições do ano passado  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Alesp

Publicado em 06/02/2023, às 20h20 - Atualizado às 20h20   Cadastrado por Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

Estudantes da Faculdade de Direito da USP realizaram um abaixo-assinado contra a volta da deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB-SP) ao quadro de professores da instituição. Entre os pontos citados pelos alunos, estão a atuação da parlamentar no impeachment ex-presidente Dilma Roussef e ter surfado e apoiado o bolsnarismo nas eleições de 2018.

“Consideramos que Janaína Paschoal tem dado uma contribuição indecente para o país. Foi a responsável por fundamentar juridicamente o processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff e, em 2018, apoiou e surfou a onda bolsonarista para alcançar um mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo”, diz trecho do abaixo-assinado.

Janaína se licenciou do cargo após ser eleita deputada nas eleições de 2018, quando teve mais de 1 milhão de votos. No entanto, ela não conseguiu se eleger ao Senado nas eleições do ano passado, o que levou ela demonstrar interesse a voltar a lecionar após o fim de seu mandato, em março deste ano.

Ainda segundo o abaixo-assinado, elaborado pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, Janaína foi deputada foi uma das poucas docentes a não assinar a carta pela democracia, lida em 2022 no Largo São Francisco, onde fica a faculdade de Direito, durante a campanha eleitoral.

“Desde que se tornou uma das lideranças e a principal fiadora jurídica da extrema-direita, Janaína abandonou os valores democráticos que devem permear as salas de aula da principal instituição de ensino jurídico do país”, diz o texto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp