Política

Lula culpa Bolsonaro por “calote” de Cuba e Venezuela no BNDES

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Segundo o petista, o seu antecessor que criar uma narrativa para culpar o PT pela dívida que os dois países tem com o banco  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 06/02/2023, às 19h36 - Atualizado às 19h49   Cadastrado por Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de não ter cobrado as dívidas que Cuba e Venezuela tem com o BNDES.  A declaração foi concedida durante a posse de Aloizio Mercadante como presidente do banco.

De acordo com o presidente, Bolsonaro não teria cobrado as dividias dos países para que fosse criada a narrativa de culpar o PT pelo “calote” de Cuba e Venezuela. Porém, Lula disse as operações neste dos países deram lucro e que os dois países vão pagar o que devem durante a sua gestão.

“Há sim, alguns contratos em atraso, todos cobertos por garantia. Mas o fato é que essas operações deram lucro, além de gerar dinheiro e milhares de empregos no Brasil. E vamos ser francos, os países que não pagaram, seja Cuba, seja Venezuela, é porque o presidente resolveu cortar a relação internacional com esses países, para não cobrar, para poder ficar nos acusando, deixou de cobrar. E eu tenho certeza que no nosso governo, esses países vão pagar, porque são todos países amigos do Brasil e certamente pagarão a dívida que têm com o BNDES”, disse Lula.

"Este banco [o BNDES] foi vítima de difamação muito grave durante o último processo eleitoral. As narrativas, mesmo que mentirosas, valem mais do que verdades ditas muitas vezes. Vivemos nos últimos quatro anos um processo de mentira tresloucada", acrescentou Lula.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp