Política

Lula quer depoimento de Bolsonaro por reunião com Marcos do Val; veja detalhes

Marcelo Camargo/Agência Brasil
A defesa do petista pede ainda que Bolsonaro responda ainda sobre ataques às urnas eletrônicas  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 06/02/2023, às 19h21   Cadastrado por Daniel Serrano



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer que seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), deponha sobre a reunião que teve com o senador Marcos do Val (Podemos-ES), em ação que tramita contra o ex-presidente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações são do site O Antagonista.

No inquérito, Bolsonaro é acusado de abuso de poder político e uso indevido de meio de comunicação durante as eleições de 2022.

De acordo com a publicação, a defesa de Lula solicitou ainda que o ex-presidente comente se obteve acesso ao relatório da Controladoria Geral da União (CGU) sobre a segurança das urnas eletrônicas que não apontou fraude nas eleições do ano passado. E, se teve acesso, por qual motivo não revelou o conteúdo.

“A par de tal informação, Jair Messias Bolsonaro haveria 'engavetado' o documento. Ou seja, diante do relatório que comprovava a completa natureza inverídica sobre sua narrativa de fraude nas urnas, Jair Bolsonaro teria escondido o documento”, argumentam os advogados de Lula. 

“Assim, é de suma importância que se obtenha acesso à íntegra do respectivo documento, de modo a identificar se o investigado Jair Messias Bolsonaro teve acesso ao mencionado relatório técnico desde 01/12/2022 e, mesmo assim, com o objetivo de vilipendiar a normalidade das eleições, optou por continuar empreendendo o discurso de fraude nas urnas”, acrescentou a defesa do petista.

Ainda no pedido, a defesa de Lula diz que as revelações feitas pelo senador Marcos do Val “reforçam a evidência dos abusos do investigado”  Bolsonaro descritas na ação, que apontam que o ex-presidente teria “empregado atos para perturbar a normalidade das eleições, de uma perspectiva de ‘guerra de narrativas’, a convencer a população brasileira de que o sistema eleitoral seria fraudado.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp