Política

Ana Paula Matos detalha lançamento de projeto Saúde nos Bairros: "ideia é atender toda a população de Salvador"

Daniel Serrano/BNews
Vice-prefeita afirmou que Saúde nos Bairros vai agilizar atendimentos médicos na cidade  |   Bnews - Divulgação Daniel Serrano/BNews
Marcelo Ramos e Daniel Serrano

por Marcelo Ramos e Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 18/04/2023, às 10h23 - Atualizado às 10h31


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador lançou o projeto Saúde nos Bairros na manhã desta terça-feira (18), no Jardim das Margaridas. A ação visa levar serviços assistenciais itinerantes a diversas localidades da capital baiana. Em entrevista concedida à imprensa, a vice-prefeita e secretária da Saúde Ana Paula Matos comemorou o lançamento e afirmou que o programa vai beneficiar a população soteropolitana, além de facilitar o trabalho dos profissionais da área.

“Percebemos que depois da pandemia existia um gargalo muito grande de pessoas que não conseguiam fazer a prevenção ou que estavam aguardando atendimentos especializados e exames. Começamos a identificar onde essas pessoas moravam e referenciar os bairros próximos. Inicialmente, chamamos as pessoas agendadas pelo Sistema Vida, mas deixamos alguma reserva técnica para o agendamento local e algumas demandas foram surgindo. Então começamos com mamografia, ultrassom, exames clínicos, cardiologista, pediatra, clínico geral, além do vacimóvel, pois a demanda de vacina foi grande. Além disso, estamos trazendo nossa própria rede de atenção primária fazendo preventivo. Estamos encaminhando já tomografia e raio x para o Hospital Municipal. Ao mesmo tempo que atendemos essa demanda reprimida, ouvimos os problemas das pessoas”, afirmou Ana Paula Matos.

Segundo a vice-prefeita, a ideia é identificar problemas gerais da população, mas também atender casos específicos.

“Estamos identificando também qual são as demandas gerais que podemos agregar a esse programa Saúde nos Bairros, além de pedidos individuais como mamoplastia e bariátrica. Observando caso a caso, vamos encaminhando para a rede de parceiros, como o Hospital Municipal”, disse.

Ainda de acordo com Ana Paula Matos, a ideia é que o serviço contemple toda a cidade de Salvador. Segundo ela, o foco é agilizar o atendimento às pessoas.

“O projeto está sendo lançado hoje e vamos passar 15 dias em cada bairro. Estamos hoje com dois serviços: um grande, que é uma carreta, que atende quatro a cinco bairros da região. E outro para espaços menores, com estrutura de ônibus. É um serviço que não vai ser temporário, ele vai participar da nossa estrutura da saúde e a ideia é atender toda Salvador. O mais importante é que não é um serviço comum de saúde itinerante, nossa ideia é aproveitar quem está na fila e fazer um agendamento para termos todos os dados das pessoas e facilitar o atendimento”, finalizou.

O evento também contou participação do prefeito Bruno Reis, além de outras autoridades municipais. A ação percorrerá os doze Distritos Sanitários de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp