Política

Antes de julgamento, Bolsonaro cita questionamento de ex-ministro de Lula ao sistema eleitoral

Divulgação/ Renato Pizzutto/Band
Caso seja condenado, o ex-presidente pode ficar impedido de disputar eleições pelos próximos oito anos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Renato Pizzutto/Band
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 29/06/2023, às 10h45


FacebookTwitterWhatsApp

Minutos antes da retomada do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  que pode deixá-lo inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conversou com a imprensa sobre o caso. Ao ser questionado sobre o caso, o ex-presidente disse que tinha “alguns fatos” para apresentar para a imprensa. “Não pode ser tabu no Brasil você discutir certos assuntos”, disse.

Na oportunidade, o ex-presidente voltou a dizer que aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também questionavam a segurança do sistema eleitoral brasileiro. Bolsonaro citou um projeto de lei apresentado por José Dirceu, apresentado em 1999 à Câmara dos Deputados, para que fosse criada uma comissão de acompanhamento para o voto eletrônico.

Em um trecho citado pelo ex-presidente, Dirceu afirma que, “como afirmou o próprio Tribunal Superior Eleitoral durante o último pleito de 98”, não existe sistema isento de falhas. “O próprio TSE reconhece, como está no projeto do José Dirceu”, argumentou Bolsonaro.

“Qual o problema você apresentar propostas para aperfeiçoar aquilo que é a alma da democracia. O que nós podemos dar para a população é a garantia de que as eleições foram transparente e segura”, declarou Bolsonaro.

O ex-presidente é alvo de uma ação movida pelo PDT, que aponta para um suposto abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação durante reunião com embaixadores, no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp