Política

Ao afirmar que Brasil é capitalista, Lula diz que até se tornar presidente se entendia como socialista

Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
"Eu, que a vida inteira pensei que era socialista, comecei a entender que um país capitalista não pode viver sem capital", disse Lula  |   Bnews - Divulgação Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Publicado em 06/06/2023, às 23h24   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) disse que quando assumiu o seu primeiro mandato, em 2003, acreditava ser socialista, mas a opinião do petista parece ter mudado ao perceber a importância, por exemplo, do crédito em uma nação capitalista, como é o caso do Brasil.

"Todo o dinheiro que os bancos públicos e privados tinham para disponibilizar de crédito era apenas R$ 380 bilhões. Eu, que a vida inteira pensei que era socialista, comecei a entender que um país capitalista não pode viver sem capital, um país capitalista não pode viver se não tiver dinheiro circulando, um país capitalista não pode viver se não tiver credito para que as pessoas paossam fazer investimento”, disse Lula.

Ainda falando sobre os seus feitos em antigas gestões a frente do país, Lula disse que deixou a presidência, em 2010, com R$ 2,7 trilhões destinados para crédito nas instituições financeiras públicas e privadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp