Política

Após 14 anos, Marina Silva retorna ao Ministério do Meio Ambiente

Divulgação / Ricardo Stuckert
A escolha de Lula por Marina ocorreu após tentativa de dobradinha com a senadora Simone Tebet (MDB)  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Ricardo Stuckert

Publicado em 29/12/2022, às 10h47   Cadastrado por Daniela Pereira



Após ter comandado o Ministério do Meio Ambiente por 14 anos, durante os dois governos Lula (2003 e 2008), a ex-senadora, Marina Silva (Rede), voltará a chefiar a pasta. Lula já teria sinalizado que indicaria Marina Silva (Rede) para chefiar o ministério, mas na manhã desta quinta-feira (29), a confirmação do convite foi feita pela própria ex-petista.

"Prezados e prezadas companheiros e companheiras de transição, acabei de receber a confirmação pública de minha ida para o Ministério do Meio Ambiente. Também de que o anúncio oficial será logo mais às 11 horas no CCBB, juntamente com as demais ministras e ministros. Para mim sua presença é muito importante", escreveu Marina, em uma mensagem à qual o Globo teve acesso.

A escolha de Lula por Marina ocorreu após tentativa de dobradinha com a senadora Simone Tebet (MDB). A costura era para que Marina aceitasse o cargo de autoridade climática do governo e Tebet, o ministério. A ex-senadora da Rede, no entanto, se antecipou à abordagem e defendeu que a autoridade climática ficasse sob a guarda da pasta do Meio Ambiente. Mais que isso, disse que ela deveria ser ocupada por um perfil técnico, não político, deixando Lula sem brecha para convidá-la ao posto no formato que o petista desejava.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp