Política

Após batalha, Lula conseguiu convencer escolhido para assumir Ministério da Educação; saiba quem é

Foto: Reprodução/YouTube/Instituto Lula
Escolhido de Lula para assumir o MEC era governador e foi eleito senador em 2022  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/YouTube/Instituto Lula

Publicado em 15/12/2022, às 09h49   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisou suar para convencer o seu escolhido para assumir o Ministério da Educação aceitar o convite feito. O nome é de um senador recém-eleito, que era governador em estado nordestino.

Lula não quer que o PT abra mão do Ministério da Educação, uma das pastas que entende ser estratégica para o seu governo. As informações são do portal Metrópoles. Até o momento, ele oficializou um total de seis nomes que vão assumir ministérios a partir do dia 1° de janeiro.

Ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT) foi convidado para o cargo na última segunda-feira (12), em reunião com Lula no hotel em que o presidente está hospedado na capital federal, Brasília.

O senador eleito, porém, resistia a aceitar, pois defendida o nome da atual governadora do Ceará e sua aliada de primeira hora, Izolda Cela (sem partido), para o posto.

Na quarta-feira (14), houve um novo encontro e explicou que o PT não abre mão de assumir o MEC. Izolda era filiada ao PDT até o último mês de julho, quando se desfiliou.

Lideranças petistas disseram ainda a Camilo que, caso ele não tope ser ministro, Lula deve dar o cargo ao deputado Reginaldo Lopes, de Minas Gerais, que é o atual líder do PT na Câmara.

O nome de Lopes tem o apoio unânime da bancada do PT na Casa, que enviou, inclusive, um abaixo-assinado ao presidente eleito defendendo a indicação do parlamentar para o MEC.

Até o momento, foram seis ministros anunciados por Lula. Dois nomes são da Bahia: Margareth Menezes assumirá a Cultura, que será recriada; Rui Costa (PT), governador em fim de mandato, por sua vez, assume a chefia da Casa Civil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp