Política

Rui Costa é anunciado como Ministro de Lula; saiba qual a pasta

Foto: Ricardo Stuckert
Lula iniciou anúncios de seus Ministros antes do período que considerava ideal; Costa é anunciado em pasta importante  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 09/12/2022, às 10h58 - Atualizado às 11h00   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segurou até onde conseguiu as nomeações de seu próximo ministeriado, mas o mistério começou a acabar nesta quinta-feira (9), com alguns anúncios de sua futura equipe de trabalho.

O PT convocou a imprensa para entrevista coletiva em Brasília. No pronunciamento, Lula revelou que o governador Rui Costa (PT), em final de mandato na Bahia, será um de seus ministros e vai assumir uma importante pasta na área política: a Casa Civil.

Mas qual a função desse Ministério exatamente? Primeiro de tudo, é preciso ressaltar que é uma das pastas mais importantes para a sustentação do Governo. O chamado ministro-chefe é uma espécie de braço direito e principal interlocutor do presidente da República dentro do Palácio do Planalto.

A Casa Civil coordena a integração entre os ministérios da Esplanada, além de diversas ações do governo federal. O ministro da pasta costuma ser ouvido antes de decisões importantes de governo e ajuda na articulação política junto ao Congresso Nacional.

"Certamente vai prestar um extraordinário serviço na Casa Civil. Será o meu ministro-chefe na Casa Civil", afirmou Lula durante o discurso.

Além de Rui Costa, outros quatro ministros também foram anunciados. José Múcio, ex-ministro do TCU, vai assumir a Defesa. Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo, fica com o Ministério da Fazenda, recriado após desmembramento do atual Ministério da Economia.

Outro nordestino e ex-governador chega: Flávio Dino (PSB) fica com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública enquanto o embaixador Mauro Vieira assume o Itamaraty, nas Relações Exteriores. Vieira foi o único que não estava presente porque cumpre trabalho na Croácia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp