Política

Após crítica, Maduro manda recado para os EUA; assista

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Em live, presidente da Venezuela afirmou que não é para os EUA se envolverem no caso Venezuela e Guiana  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 05/12/2023, às 08h45 - Atualizado às 08h58


FacebookTwitterWhatsApp

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, deu fortes declarações na noite da última segunda-feira (4). Durante uma programa apresentado no YouTube, Maduro respondeu às 'provocações' feitas pelos Estados Unidos da América. O gestor da Venezuela não quer que os norte-americanos se envolvam no assunto Essequibo e nem com as questões da Guiana.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Essa foi uma resposta dada pelo venezuelano ao porta-voz do Departamento de Estado dos EUA sobre o referendo realizado no último domingo (3). Nele a Venezuela aprovou, com 96% dos votos, a anexação do território de Essequibo, que fica na Guiana, ao território venezuelano. Desde então, uma tensão é observada entre os dois países e tem gerado consequências para os territórios vizinhos.

Durante o "Con Maduro + Nº 28", ao tratar do assunto Maduro disse para os EUA ficarem 'longe daqui'. "Estados Unidos, eu aconselho, [que fiquem] longe daqui. Deixem que a Guiana e a Venezuela resolvam este assunto em paz", afirmou Nicolás Maduro.

O presidente também questionou a presença dos militares norte-americanos na fronteira da Guiana. "Então os Estados Unidos retiraram a presidência do presidente da Guiana? O presidente da Guiana disse que tinha tropas dos Estados Unidos prontas para travar uma guerra contra a Venezuela. Ou seja, os Estados Unidos estão agindo como estão: fazem uma promessa à Guiana e incentivam a provocar a Venezuela", concluiu Maduro.

Vale lembrar que o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, já havia dito que o governo de Joe Biden apoia uma solução pacífica. Ainda segundo ele, essa 'disputa' não pode ser resolvida por meio de um referendo.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (4):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp