Política

Após deixar PDT, Ciro Gomes anuncia filiação em partido do Centrão; saiba qual

Reprodução/Instagram @cirogomes
Movimentação política de Ciro Gomes já mira eleições de 2026  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @cirogomes
Héber Araújo

por Héber Araújo

Publicado em 18/10/2025, às 15h30



Um dia após deixar o PDT, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, já tem um novo partido, o PSDB. A confirmação da filiação foi feita pelo presidente da sigla no Estado nordestino, Ozires Pontes, que também revelou a intenção do ex-governador de disputar as eleições estaduais, em 2026.  

Segundo o líder estadual da sigla, a assinatura da filiação ocorrerá “em poucos dias”, com expectativa para ocorrer já na próxima quarta-feira (22), em cerimônia na cidade de Fortaleza. “O Ceará quer o Ciro de novo”, disse Ozires ao revelar as intenções para 2026. 

Ciro foi governador do Ceará entre os anos de 1991 e 1994.  

Com vertente política mais ligada ao centro, o PSDB agora se torna um dos principais opositores do atual governador cearense, Elmano de Freitas (PT), de quem Ciro é o principal crítico. O político também é crítico fervoroso da atuação do Partido dos Trabalhadores (PT) e do presidente Lula (PT).  

Desde 2015, o ex-governador estava filiado ao PDT, partido pelo qual concorreu três vezes as eleições presidências, saindo derrotado ainda no primeiro turno. Ele deixou o partido na última sexta-feira (17), após enviar uma carta solicitando a desfiliação. Durante sua permanência na sigla, repudiou constantemente a relação da sigla com o PT.  

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)