Política

Após eleição de Milei, Lula teme pelo futuro do Mercosul; entenda

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Lula e integrantes do governo comparam vitória de Milei com eleição de Bolsonaro em 2018  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 20/11/2023, às 11h38 - Atualizado às 11h48


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do presidente Lula (PT) enxerga a vitória de Javier Milei, na Argentina, uma derrota para a região e tem temores pelo futuro do Mercosul. Milei foi eleito presidente do País vizinho no último domingo (19), com 55,8% dos votos válidos, contra 44,19% de Sergio Massa, quando já haviam 94,09% das urnas apuradas. Algo que acendeu o alerta de alguns governistas brasileiros.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O detalhe é que, na ótica política, Javier Milei tem uma postura e posição mais próxima da direita. A direita, inclusive, que faz oposição ao governo petista no Brasil, a aliados e tem promvido duras críticas ao fortalecimento da região em bloco. Além disso, alguns aliados de Lula compararam essas últimas eleições na Argentina com o ocorrido em 2018 no Brasil, entre Fernando Haddad (PT) e Bolsonaro (PL), dizendo ser a pior derrota do peronismo na história do País.

Mercosul pode acabar?

Este é o grande receio do governo Lula. Isso porque, quando ainda era candidato, o agora presidente eleito, Javier Milei, afimou que deixaria o Mercosul caso vencesse as eleições. De acordo com a Folha de S.Paulo, membros da equipe econômica do governo brasileiro, tem considerado que essa vitória traz muitas incertezas para o cenário regional e para todo o avanço dos acordos comerciais como, por exemplo, a negociação entre o Mercosul e a União Europeia.

Vale lembrar que Milei, também quando ainda era candidato, afirmou que iria acabar com o Banco Central argentino e iria 'dolorizar' a moeda local. Outras declarações polêmicas do agora presidente da Argentina foram sobre o Papa, o que o afastou do catolicismo, e sobre o próprio Lula, ao qual se referiu como 'comunista' e chamou de ladrão.

Lula e Bolsonaro reconhecem vitória de Milei

O presidente brasileiro reconheceu o triunfo de Javier Milei na Argentina. O petista não contactou o vencedor das eleições, mas falou em democracia e desejou sorte e êxito ao novo governo nas rede sociais.

Por outro lado, o ex-presidente Bolsonaro parabenizou Javier Milei pela vitória na Argentina e afirmou que 'esperança voltou a brilhar'.

Ainda nas redes sociais o ex-presidente da república publicou um vídeo em que conversa, por telefone, com o presidente eleito da Argentina. No conteúdo, Bolsonaro fala que Javier Milei terá 'muito trabalho pela frente' e que 'o trabalho vai para fora da Argentina'.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (17):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp