Política

Após 'festa do rei', Lula defende liberdade de grande inimigo dos EUA

Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula disse após coroação do rei que mandou carta do preso  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 07/05/2023, às 05h00   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, após a cerimônia de coroação do Rei Charles III, realizada em Londres no sábado (6), que é “uma vergonha” a manutenção da prisão do homem considerado um inimigo dos Estados Unidos por ter exposto, em 2010, mais de 700 mil documentos secretos da potência mundial relacionados às guerras no Iraque e no Afeganistão.

O jornalista australiano Julian Assange, fundador do WikiLeaks, foi preso na Inglaterra em 2019 após passar sete anos escondido na embaixada do Equador em Londres. Atualmente, ele está em uma penitenciária de segurança máxima na cidade de Belmarsh. Assange é acusado pela justiça norte-americana de espionagem. Caso seja considerado culpado por um dos maiores vazamentos das Forças Armadas dos EUA, o homem pode pegar até 175 anos de prisão.

“É uma vergonha que um jornalista que denunciou as falcatruas de um Estado contra os outros esteja preso, condenado a morrer na cadeia, e a gente não fazer nada para libertar. Eu já mandei carta pro Assange, já escrevi artigos, mas eu acho que é preciso um movimento da imprensa mundial na defesa dele, não na defesa dele enquanto pessoa, mas na defesa da liberdade de denunciar”, disse Lula para um grupo de jornalistas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp