Política

Após janela partidária, PSDB fica sem vereador em 12 capitais

Divulgação
A mudança de legenda seria uma forma de dialogar com siglas tanto de direita, quanto de esquerda  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 08/04/2024, às 09h45


FacebookTwitterWhatsApp

Após o fechamento da última janela partidária, o PSDB ficou sem vereadores em 12 das 26 capitais estaduais em todo o Brasil. A perda aconteceu nos três principais colégios eleitorais do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Além destas três capitais, o PSDB perdeu vereadores em São Luís (MA), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Florianópolis (SC). Já em Curitiba (PR), Boa Vista (RR), Aracaju (SE), Maceió (AL) e Vitória (ES), a legenda não havia conseguido eleger vereadores nas eleições municipais de 2020 e não conseguiu atrair novos nomes com mandatos.

De acordo com o jornal O Globo, o PSDB avalia que o cenário mais preocupante é em São Paulo, cidade que o partido comandou por 27 anos. Na câmara paulistana, a sigla tinha oito dos 55 vereadores. Porém, o partido teve uma debandada de sua bancada depois de um racha causado depois que a Executiva provisória do partido descartar um apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Dos oito tucanos na Casa Legislativa, sete pediram desfiliação.

A exceção é Carlos Bezerra Júnior, que deixou a Secretaria Municipal de Assistência Social, e vai retomar o mandato na próxima semana. Por ser aliado de Nunes, a expectativa é que ele também peça desfiliação.

O PSDB ainda avalia se terá um nome para a prefeitura da capital paulista ou se vai apoiar Tabata Amaral, pré-candidata do PSB. Na última semana, o apresentador José Luiz Datena se filiou ao partido e vem sendo cotado como vice de Tabata.

Apesar das baixas pelo país, o PSDB conseguiu aumentar as suas bancadas nas capitas da região Centro-Oeste. Em Cuiabá (MT), foram quatro novos vereadores. Já em Campo Grande (MS), forma cinco novos edis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp